domingo, 11 de outubro de 2015

Conceitos básicos de eletricidade na Informática


Corrente, Tensão, Resistência, Potência.



CORRENTE ELÉTICA:

Posso dizer que é a quantidade de eletrons que atravessam a secção de um condutor por segundo. Sua unidade de medida e o Ampere, tendo como seus submultiplos o miliampere e o microampere.
Dentro do campo de corrente eltrica se encontram a corrente contínua e alternada. Por exemplo, a bateria (pilha) é um exemplo de corrente contínua, onde os eletrons percorrem o condutor em um único sentido. Já a energia que chega em nossas casas é um exemplo de energia alternada, tomando com um exemplo dentro de nossas casa a lampada, onde a energia alterna do positivo de forma tao rapida que não conseguimos enxergar a olho nú, essa alternação e que faz com que a lampada acenda.

O quilohertz (KHz) é igual a 1.000Hz
O megahertz (MHz) é igual a 1.000.000Hz
O gigahertz (GHz) é igual a 1.000.000.000Hz

Abaixo, a figura mostra, como e realizado e medição de corrente de uma bateria, este procedimento foi realizado dentro de sala, cuja aula foi dada pelo professor Firmiano.








TENSÃO

Conhecido também por Voltagem, ele e uma espécie de força que faz com que a corrente elétrica circule de um condutor, sua unidade de medida é o Volt (V), seus submultiplus e o mivrovolt e o milivolt , também possui seu mútliplo quilovolt.

Para achar a medida da tensão de um equipamento e muito simples, é só realizar as seguintes operações:

Tensão é igual ao Valor da resistência multiplicado pelo valor da corrente
V=R.I
Mudando a posição dos termos temos:
Resistência é igual ao valor da tensão dividido pelo valor da corrente
R=V/I
Corrente é igual ao valor da tensão dividido pelo valor da resistência.
I=V/R
Realizando qualquer uma dessas equaçoes demonstradas acima, você conseguira obter o valor da tensão do equipamento..


RESISTÊNCIA
é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elética, quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor. Sua unidade de medida é ohms.
Existem resistencias paralelas e em série..
Exemplos:

Na figura ao lado verificamos que a corrente e a mesma nas duas resistencias. Não existe um circuito que possa mudar o valor da corrente, então dizemos que é uma resistencia em série.




Já nesta outra imagem verificamos que existem circuitos que modificam o valor da corrente, valor este que passam em cada resistor com valores diferentes, denominamos assim como uma resistencia em paralelo.





POTÊNCIA

Trabalho realizado pelo motor do equipamento para deslocar a carga num intervalo de tempo. Sua unidade de medida e o P, e podemos saber seu cálculo através da seguinte fórmula P= U.i .

Nenhum comentário:

Postar um comentário