quarta-feira, 30 de setembro de 2015



Circuitos digitais


 

           Circuitos Digitais (ou Circuitos Lógicos) são definidos como circuitos eletrônicos que empregam a utilização de sinais elétricos em apenas dois níveis de corrente (ou tensão) para definir a representação de valores binários.

Resultado de imagem para circuitos digitais
 São constituídos pela associação de blocos lógicos.
Os blocos lógicos são divididos em 7 classes:
  • E(AND);
  • OU(OR);
  • NÃO(NOT);
  • NE(NAND);
  • NOU(NOR);
  • XOR(EXCLUSIVO);
  • XNOR(NÃO-OU EXCLUSIVO).


terça-feira, 29 de setembro de 2015

Configuração da BIOS.




A BIOS sistema básico de entrada e saída. Trata-se de um mecanismo responsável por algumas atividades consideradas imprescindíveis em um computador, mas que são de suma importância para o correto funcionamento de uma máquina. Se a BIOS para de funcionar, o PC também para.
Ao comprar um computador novo, e pretende-se instalar um novo HD ou formatar o Sistema Operacional é necessário configurar a BIOS (é preciso verificar o manual da placa mãe).
Para fazer as configurações da BIOS entre no boot quando se liga o computador, geralmente as teclas são F1, F2, F10, DEL, ESC são utilizadas para acessar o BIOS, para isto o mais certo e sempre ler o manual da placa mãe caso não veja qual e a tecla logo após o ligar o computador.
Depois que entre na BIOS irá se deparar com uma tela simples de configuração aonde irá utilizar apenas teclas para movimentar e de atalhos. Na BIOS irá configurar os HDs (Master e Slayer) e os dispositivos de leitor e gravador de CD e DVD, cartão de memória, configuração de data e hora. Também poderá encontrar informações de seqüência de Boot além de configuração de caches, quantidade de memória RAM e algumas opções do BIOS. 
 


 Soquetes

    É o local onde se instala um processador na placa mãe,ele possui uma certa quantidade especifica de contatos elétricos com o processador. Uma placa-mãe não aceita qualquer soquete. Nem sempre as placas-mãe possuíam soquetes,antigamente o processador já tinha embutido um soquete.
   Especificação do soquete da aula prática:Lotes LGA 775,Agosto 2014,Pentium 4(LGA 775).Pentium 4 Extreme Edition (LGA 775),Celeron D (LGA 775),Pentium D,Celeron série E,Core 2 Duo, Core 2 Extreme,Pentium Dual Core,Pentium serie E6000.
Pentium4 northwood.png

                      O que é um Diodo
Um diodo é o tipo mais simples de semicondutor. De modo geral, um semicondutor é um material com capacidade variável de conduzir corrente elétrica. A maioria dos semicondutores é feita de um condutor pobre que teve impurezas (átomos de outro material) adicionadas a ele. O processo de adição de impurezas é chamado de dopagem.
No caso dos LEDs, o material condutor é normalmente arseneto de alumínio e gálio (AlGaAs). No arseneto de alumínio e gálio puro, todos os átomos se ligam perfeitamente a seus vizinhos, sem deixar elétrons (partículas com carga negativa) livres para conduzir corrente elétrica. No material dopado, átomos adicionais alteram o equilíbrio, adicionando elétrons livres ou criando buracos onde os elétrons podem ir. Qualquer destas adições pode tornar o material um melhor condutor.
Um semicondutor com elétrons extras é chamado material tipo-N, já que tem partículas extras carregadas negativamente. No material tipo-N, elétrons livres se movem da área carregada negativamente para uma área carregada positivamente.
Um semicondutor com buracos extras é chamado material tipo-P, já que ele efetivamente tem partículas extras carregadas positivamente. Os elétrons podem pular de buraco em buraco, movendo-se de uma área carregada negativamente para uma área carregada positivamente. Como resultado, os próprios buracos parecem se mover de uma área carregada positivamente para uma área carregada negativamente.
Um diodo é composto por uma seção de material tipo-N ligado a uma seção de material tipo-P, com eletrodos em cada extremidade. Essa combinação conduz eletricidade apenas em um sentido. Quando nenhuma voltagem é aplicada ao diodo, os elétrons do material tipo-N preenchem os buracos do material tipo-P ao longo da junção entre as camadas, formando uma zona vazia. Em uma zona vazia,  material semicondutor volta ao seu estado isolante original - todos os buracos estão preenchidos, de modo que não haja elétrons livres ou espaços vazios para elétrons, e assim a carga não pode fluir.

Slots

     A função do slot é ligar os periféricos ao barramento. Na placa-mãe são encontrados vários slots para o encaixe de placas (vídeo,som,modem e rede).
    Produzimos uma aula prática com slots. Características do slots: Placa wireless, RTL8185L.Placa de vídeo:Ddr2,PCI-E. Placa de rede:RTL8139D,RTL realtek.

    
Placa Wireless Pci Intelbras Wpg 200 Chip Realtek Rtl8185l 
O que é um chipset?

O que é Chipset?
O chipset é um componente fundamental para o funcionamento do PC. O nome se refere a um conjunto de circuitos integrados que são responsáveis por fazer com que todos os componentes do computador, desde o disco rígido até o processador, possam trocar informações e assim realizar as tarefas que exigimos deles.O chipset é dividido em dois componentes principais: ponte norte (northbridge) e ponte sul (southbridge). A ponte norte fica responsável por controlar todos os componentes rápidos do computador, como processador, placa de vídeo (AGP e PCI Express) e memória RAM, fazendo com que eles solicitem informações do disco rígido (que está na ponte sul), as carregue na memória e divida o que será processado entre a CPU e a placa de vídeo, determinando qual será o desempenho final do computador.A ponte sul fica responsável pelos componentes lentos do PC, também conhecidos como dispositivos de E/S (entrada/saída), o que inclui os discos rígidos (SATA e IDE), portas USB, pararela e PS/2 (utilizada em teclados e mouses antigos), slots PCI e ISA (padrão da IBM).

Grande parte dos processadores atuais inclui o controlador de memória dentro do chip da CPU, o que permite que elas alcancem um nível de perfomance muito maior do que o oferecido pelo chipset, mas esta é a única diferença entre os modelos de chipsets antigos e os atuais.



ASRock Z77 Extreme9

Grande parte do desempenho de um sistema é determinado pelo tipo de chipset que ele traz, então, ao adquirir um PC novo é importante observar esse ponto e até que nível de performance será possível através de upgrades. De nada adianta ter um processador top de linha com uma placa de vídeo de alto desempenho se esses componentes não puderem se comunicar entre si com a mesma rapidez.