quarta-feira, 25 de novembro de 2015

TCP/IP


TCP/IP significa (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é uma sequência de protocolos de internet. É o conjunto das regras de comunicação na Internet e baseia-se na noção de endereçamento IP, desta maneira fornece a cada maquina um endereço de IP.
O TCP/IP é um modelo em camadas, para poder aplicar o modelo TCP/IP a qualquer máquina, isto é, independentemente do sistema de exploração, o sistema de protocolos TCP/IP foi decomposto em vários módulos que efetuam cada um uma tarefa precisa. Além disso, estes módulos efetuam estas tarefas uns após os outros numa ordem precisa, temos então um sistema estratificado, é a razão pela qual se fala de modelo em camadas.
O termo "camada" é utilizado para evocar o facto de os dados que transitam na rede atravessarem vários níveis de protocolos. Assim, os dados (pacotes de informações) que circulam na rede são tratados sucessivamente por camada, que acrescenta um elemento de informação (chamado cabeçalho) e depois são transmitidos à camada seguinte.
O modelo TCP/IP é muito próximo do modelo OSI (exemplar comportando 7 camadas) que foi criado pela organização internacional dos standards (ISO, organização internacional de normalização) a fim de normalizar as comunicações entre computadores.
O modelo OSI é um modelo que comporta 7 camadas, enquanto o modelo TCP/IP comporta apenas 4. Na realidade, o modelo TCP/IP foi desenvolvido mais ou menos ao mesmo tempo que o modelo OSI, é a razão pela qual se inspira nela, mas não é totalmente conforme às especificações do modelo OSI.
O modelo TCP/IP, inspirado no modelo OSI, retoma a abordagem modular (utilização de módulos ou de camadas) mas contém unicamente quatro :  
  • Camada Acesso rede : especifica a forma sob a qual os dados devem ser encaminhados independentemente do tipo de rede utilizado
  • Camada Internet : é encarregada fornecer o pacote de dados (datagrama)
  • Camada Transporte : assegura o encaminhamento dos dados, assim como os mecanismos que permitem conhecer o estado da transmissão
  • Camada Aplicação : engloba as aplicações standard da rede (Telnet, SMTP, FTP,…)
 

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CONFIGURAÇÃO DE REDE


     As redes funcionam com o hardware e software. A parte física da rede, que inclui as placas, cabos e switchs é responsável por transportar os sinais elétricos de um micro ao outro. Para que eles possam efetivamente se comunicar, é necessário utilizar um conjunto de normas e protocolos, que especificam como enviar informações e arquivos. Chegamos então ao TCP/IP, o protocolo comum que permite que computadores rodando diferentes programas e sistemas operacionais falem a mesma língua. 
   Ligar os cabos e ver se os leds do hub e das placas estão acesos é o primeiro passo. O segundo é configurar os endereços da rede para que os micros possam conversar entre si, e o terceiro é finalmente compartilhar a internet, arquivos, impressoras e o que mais você quer que os outros micros da rede tenham acesso.
TCI/IP

    O TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet). Protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar. O TCP/IP é uma espécie de idioma que permite às aplicações conversarem entre si. 
    Todas as camadas e protocolos citados acima fazem parte do TCP/IP. É assim que ele trabalha, em etapas. O que você precisa lembrar é que o protocolo é utilizado para a transmissão de dados pela rede.
    
    

terça-feira, 3 de novembro de 2015

TCP/IP

Principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. Protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar, então, entre outra palavras TCP/IP é um tipo de linguagem que realiza esta comunicação entre duas máquinas, mesmo ambas estando conectadas na mesma rede, se não falarem a mesma língua não haverá comunicação entre as duas.
Trabalhando em etapas, o protocolo TCP/IP segue as seguintes etapas:


TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet).

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Formatação

Primeiro passo: 
Ligue o computador e quando aparecer algum texto na tela, pressione a tecla DEL para obter acesso na BIOS. 

Segundo passo:
Quando entrar na tela da Bios, procure a opção “Boot Order” ou algo semelhante com “Advanced BIOS Features”. 
tela-bios 

Terceiro passo:
Selecione ‘First Boot Device’ e escolha a opção CD/DVD para que o seu equipamento inicie a partir do CD do Windows 7. 

first-boot

Quarto passo: 
Salve as alterações pressionando ‘F10’. Pressione ‘Esc’ para abandonar o menu. Pressione ‘Y’ (Yes/Sim) quando o computador perguntar se realmente deseja salvar as alterações.

Quinto passo:
Depois de sair da Bios coloque o DVD do Windows 7. O PC irá reconhecer e dará o boot pelo DVD, em seguida irá aparecer a tela abaixo, aperte qualquer tecla para iniciar pelo CD ou DVD: 
pressione-uma-tecla 

Sexto passo: 
Escolha o idioma e  formato de hora . Depois clique em avançar.
Screen Shot 03-22-15 at 10.38 AM 

Sétimo passo: 
Na próxima tela clique em “Instalar agora”:
Screen Shot 03-22-15 at 10.41 AM 

Oitavo passo: 
Escolha a versão do Windows 7 que você deseja e clique em “Avançar”:
Screen Shot 03-22-15 at 10.42 AM 

Nono passo: 
Selecione a opção “Aceito os termos de licença” e clique em avançar :
Screen Shot 03-22-15 at 10.43 AM 
Décimo passo:
Escolha a opção “Personalizada (Avançada)”: 
Screen Shot 03-22-15 at 10.45 AM 
 











 

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Formatando um computador ......


Quando formatamos um computador, você está eliminando tudo o que se encontra, arquivos, fotos, vídeos, músicas entre outros. Para que estes dados não sejam perdidos então antes de iniciar é recomendável salvar seus arquivos preferidos e importantes num pen drive, mas neste caso só é recomendável caso queira mudar  ou fazer uma nova instalação após comprar novas versões do Windows ou até mesmo quando apresenta problemas(defeitos) na maquina.
O processo de salvar arquivos importantes são chamados de backup, neste caso é feita a cópia de todos os seus arquivos que possivelmente poderá ser feita a restauração de dados.

formatando passo.....

Tela inicial da instalação do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)Passo 1. Com o computador ligado, insira o DVD do Windows 7 no leitor do computador.

Passo 2. Reinicie o computador e aguarde o reconhecimento do disco.

Passo 3. Quando a mensagem “press any key to boot from CD or DVD” for exibida, aperte qualquer tecla.

Passo 4. Após o início do Windows, selecione o idioma da instalação e clique em "Next" (Próximo);

Passo 5. Clique em "Install now" (Instalar agora);

Passo 6. Aceite os termos de licença e clique em "Next" (Próximo);

Passo 7. Na nova tela, selecione a opção “Custom (advanced)” (Personalizado - avançado);

Passo 8. Selecione o seu disco e clique em “Drive Options (advanced)” (Opções de discos - avançado);

Passo 9. Clique em "Format" (Formatar) e, em seguida, clique em OK;

Instalando......

Passo 10. Depois de formatado, selecione o disco e clique em "New" (Novo);

Passo 11. Se você não deseja particionar o seu HD, basta clicar em "Apply"
(Aplicar) com o valor cheio do seu disco rígido. Caso contrário, defina o
tamanho do disco em MB (1 GB = 1024 MB) e dê "Apply" (Aplicar);

Passo 12. Clique em "Next" (Próximo) para que a instalação seja iniciada;
Escolha dos nomes (Foto: Reprodução/TechTudo)
Passo 13. Durante a instalação, o seu computador será reiniciado algumas vezes. Aguarde enquanto os arquivos são copiados.

Passo 14. Quando o Windows for iniciado, defina um nome de usuário e outro para o seu computador e clique em "Next" (Próximo).

Definição das configurações (Foto: Reprodução/TechTudo)Passo 16. Clique em "Usar configurações recomendadas" (Use recommended settings) ou, se preferir, clique em "Perguntar depois" (ask me later).


Passo 17. Ajuste as definições de rede de acordo com a sua necessidade. Se for um computador doméstico, clique em "Rede Doméstica".

Após esse passo, a instalação do Windows do seu computador está completa. Agora é só ajustar algumas pequenas configurações, com resolução de vídeo, por exemplo, e instalar os drivers de som e programas básicos, como um bom antivirus e antispyware.



 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PLACA MÃE

O  próprio nome já diz, MÃE, é a mãe do computador, onde todos os periféricos estão conectados, responsável pela comunicação de todos eles, desde o processador, a placa de vídeo, memorias e todos os outros. Existem vários modelos e de várias marcas de Placa Mãe, desde uma bem simples, para realização de pequenas tarefas, até a mais cheia de atributos e também a mais cara, por exemplo, de um servidor.
Sem ela, não existe como usar um computador, tudo bem que existem componentes que realiza tais funções, mas todos estes componentes estão ligados a ela. Realiza o trafego de dados e informações, por exemplo, do processador ao disco rígido.
São marcas mais conhecidas de Placa Mãe, ASUS,GIGABYTES, MSI, dentre outras.
Abaixo alguns modelos e suas marcas.

FONTES DE ALIMENTAÇÃO 

Responsável pela transmissão de energia a todos os componentes do computador, a fonte de alimentação e um dos itens mais importantes a serem comprados, e com cuidado especial, pois sua compra indevida pode trazer sérios danos aos componentes da máquina.
Existem dois tipos básicos de fonte de alimentação, linear e chaveada.
As fontes de alimentação mais usadas recentemente são a ATX, mas desde sua origem foram criadas outras fontes.

De diferentes marcas e modelos, abaixo algumas fotos de fontes seus conectores.


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Ventilação de gabinete


     fluxo ar gabinete

     A refrigeração é feita com a instalações de coolers que são responsáveis por jogar ar frio pra dentro do gabinete e retirar o ar quente pra fora. 

fan frente tras

   O volume de ar dentro de um gabinete deve seguir um processo de entrada e saída,não deve-se entrar mais ar do que sair. Escolher o gabinete certo é fundamental para que o micro não apresente problemas de superaquecimento. 

domingo, 11 de outubro de 2015


CIRCUITOS DIGITAIS

Toda informação gerada e guardada e processada sob a forma de zero (0) e um (1), entre outras palavras na forma binaria.
Os computadores, telefone celular, leitores de DVD ou Blu-ray, são alguns exemplos de aparelhos que baseiam a totalidade, ou parte, do seu funcionamento em circuitos digitais.